153 peixes

A precisão a respeito do número de peixes (153) tem sido há muito considerada e diversos autores argumentaram que este número teria um significado mais profundo, com diversas teorias conflitantes entre si tentando explicá-la. Discutindo algumas dessas teorias, o teólogo D. A. Carson sugere que “Se o evangelista tivesse algum simbolismo em mente ligado ao número 153, ele o escondeu bem”. Enquanto que outros acadêmicos notam que “nenhuma das explicações simbólicas para os 153 peixes em João 21:11 recebeu até o momento amplo apoio”. (Leland Ryken, Jim Wilhoit, Tremper Longman, Colin Duriez, Douglas Penney, and Daniel G. Reid, Dictionary of Biblical Imagery (Fish), InterVarsity Press, 1998, p. 290)

Algumas explicações simbólicas

= O Tetragrama (nome de Deus) YHWH aparece 153 vezes no livro de Genesis.

= 153 espécies de peixes (St. Gerônimo citando Oppian)

= Os sete (7) do Espírito Santo somados aos dez (10) da lei fazem dezessete (17),e os números de 1 a 17 quando somados formam 153 (S. Agostinho) 

= “Não significa, então, que apenas 153 santos devem ressuscitar para a vida eterna, mas esse número representa todos os que participam da graça do Espírito Santo” (S. Agostinho)

= 3 vezes 50 mas 3: referência ao mistério da Trindade e 50 = 7 vezes 7 mas 1 : significando que esses setes são um. (S. Agostinho)

=”três vezes cinquenta e três, com referência ao mistério da Trindade. E o número cinquenta é composto de sete setes, e um adicional, significando que esses setes são um.

= o nome numérico de Madalena em grego “η Μαγδαληνή”. Cada letra tem um valor numérico e a soma dos valores dá 153: 8 + 40 + 1 + 3 + 4 + 1 + 30 + 8 + 50 + 8 = 153

= o valor numérico da rede de pescador en grego “τὸ δίκτυον” = 1224 = 8×153

= 100 + 28 + 25: 100 = número quadrado, 28 = número triangular, 25 = número circular. (Evagrius Ponticus)

= 153 Ave maria = 3 + 5 (mistérios 3 vezes)x 10. (S. Alfonso de Liguori)

Santo Agostinho:

“No milagre dos peixes anterior (cf. Lucas 5), o número de peixes não é mencionado, como se em cumprimento da profecia no Salmo: Se eu os declarar e falar deles, eles devem ser mais do que eu sou capaz de expressar, mas aqui está. É um certo número mencionado, que devemos explicar. O número que significa a lei é dez (10), dos dez mandamentos. Mas quando a lei se une à graça, ao espírito da letra, é introduzido o número sete (7), sendo esse o número que representa o Espírito Santo, a quem a santificação pertence apropriadamente. Pois a santificação foi ouvida pela primeira vez na lei, com respeito ao sétimo dia; e Isaías louva o Espírito Santo por sua sétima obra e cargo. Os sete (7) do Espírito somados aos dez (10) da lei fazem dezessete (17), e os números de um a dezessete quando somados, formam cento e cinquenta e três.

S. Gregório

17 (Sete e dez) multiplicados por três formam 51. O quinquagésimo ano foi um ano de descanso para todo o povo de todo o seu trabalho. Na unidade está o verdadeiro descanso; pois onde está a divisão, o verdadeiro descanso não pode estar.

Santo Agostinho

Não significa, então, que apenas 153 santos devem ressuscitar para a vida eterna, mas esse número representa todos os que participam da graça do Espírito Santo. Esse número também contém 3 vezes cinquenta e três, com referência ao mistério da Trindade. E o número cinquenta é composto de sete setes, e um adicional, significando que esses setes são um.

%d bloggers like this: