Os Missionários da África e a abolição da escravatura

Dia 13 de Maio, o Brasil comemora a abolição da escravatura (em 1888). O Cardeal Lavigerie e seus Missionários da África tiveram um papel importante na abolição do tráfico de escravos africanos:

  1. Os missionários da África compravam os escravos das mãos dos escravagistas para libertá-los.
  2. Os missionários da África adoptavam os africanos libertados para os proteger
  3. Os missionários da África educavam e formavam os africanos libertados para ser médicos missionários
  4. Os missionários da África sensibilizavam a comunidade internacional (Europa) sobre a realidade do tráfico de escravos.
    Ainda hoje, nós, Missionários da África, continuamos esta obra de luta contra toda forma de escravidão e de escravatura.

Leia mais:

O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão dos africanos. Confira algumas datas: 1761, Portugal (no território do país de Portugal); 1792, Dinamarca; 1794, Haiti (por revolução dos escravos); 1821, Holanda; 1822, República Dominicana; 1823, Chile; 1824, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Guatemala; 1826, Bolívia; 1829, México; 1833, Reino Unido; 1842, Paraguai, Uruguai; 1848, França; 1851, Colômbia; 1853, Argentina; 1854, Venezuela, Peru, Portugal (nas colônias); 1861 mas implementada em 1865, Estados Unidos da América… Na verdade desde 1815 o tráfico de escravos para o Brasil era proibido bem que continuava.

Uma coisa é assinar uma lei de abolição, uma outra é a abolição da prática da escravidão. O Cardeal Lavigerie, fundador dos Missionários da África, então Primaz da África teve um papel muito grande na campanha pelo fim da prática da escravidão no mundo.

Primeiro, como os escravagistas eram muito poderosos e perigosos o Cardeal Lavigerie pediu a seus missionários de comprar os escravos para libertá-los. Os missionários do Cardeal Lavigerie não só libertavam os escravos mas tinham que adoptar e cuidar deles para protegê-los. Em 1876, em Cartago (Tunísia) o Cardeal Lavigerie criou um Instituto de formação para os escravos africanos resgatados. Eles se tornavam médicos para os povos do continente africano.

Segundo, como ele era Primaz da África e atuava contra a escravidão dos africanos através seus Missionários na África, o Papa Leo XIII, confiou a ele, no dia 21 de maio de 1888, a Campanha da Igreja para a abolição total do tráfico de escravos. No dia 1 de julho de 1888, o Cardeal Lavigerie começou na França, uma viagem pela Europa para gritar pela dignidade humana e contra a escravidão, através de discursos, pregações, conferências. Foi uma cruzada anti-escravidão mediática cansativa de 1888 até 1991. O resultado foi a criação de muitas Associações anti-escravidão que atuavam para o fim real do tráfico de pessoas.

Ainda hoje, nós, Missionários da África, continuamos esta obra de luta contra toda forma de escravidão.

Fonte das Fotos: http://peresblancs.org

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: