4º Simpósio de Missiologia

Brasília, de 23 a 27 de fevereiro de 2015

Tema: 50 anos do Decreto Ad Gentes Por uma nova presença da Igreja no meio dos povos
na reciprocidade da missão

o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiologos e Missiologas (RELAMI), promovem em Brasília, de 23 a 27 de fevereiro de 2015, o Simpósio de Missiologia. Tema do evento será: “50 anos do Decreto Ad Gentes: por uma nova presença da Igreja no meio dos povos na reciprocidade da missão.

Esta iniciativa acontece com a finalidade de incentivar o debate missiológico acerca da missio ad gentes e alimentar a rede de missiologos composta por especialistas, pós-graduandos, mestres e doutores que contribuem com a pesquisa e a reflexão.

A celebração dos 50 anos do Vaticano II, e em particular do Decreto Ad Gentes, representa uma oportunidade importante de refletir sobre a relevância e a validade da presença missionária da Igreja no meio do povo e dos povos. Nesse evento, ao mesmo tempo em que buscamos resgatar a gênese desse documento e todo processo de recepção e mudança de paradigma que desencadeou, desejamos encontrar novas perspectivas e pistas de sentido, de motivação e de ação para todo Povo de Deus, seus organismos, suas comunidades e suas instâncias ministeriais. 

Lembrando o que disse o Papa Francisco, que “a ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja”, nos propomos também vislumbrar os desafios que atualmente se colocam para a missão ad gentes, pois “sem a missão ad gentes, a própria dimensão missionária da Igreja ficaria privada de seu significado fundamental e de seu exemplo de atuação” (cf. RMi 34).

É de grande interesse que pelo menos um representante de sua província/congregação participe deste evento. Queremos promover além da partilha e do debate, uma articulação entre os institutos e os organismos missionários da Igreja no Brasil para oferecer um serviço sempre mais qualificado de animação e formação às nossas comunidades.

50 anos do Decreto Ad Gentes

Por uma nova presença da Igreja no meio dos povos
na reciprocidade da missão

OBJETIVO Geral

Por ocasião dos 50 anos de publicação do Decreto Ad Gentes, proporcionar uma reflexão que resgate a gênese do documento, sua incidência e ressonância na caminhada da Igreja, e as novas configurações e perspectivas da missão aos povos.

Objetivos Específicos

  • Aprofundar a reflexão sobre o decreto conciliar Ad Gentes, contextualizando sua origem, suas implicações na caminhada da Igreja e sua importância atual;
  • Proporcionar uma visão das relações entre as disposições e perspectivas do documento Ad Gentes e as teologias e práticas missionárias nos diversos continentes;
  • Tendo presente a realidade da Igreja hoje, na América Latina e no mundo, vislumbrar os grandes desafios que se apresentam atualmente à missão ad gentes.

Público

Docentes de missiologia, mestres, doutores, especialistas, pós-graduandos, membros e representantes de instituições, comunidades e organismos missionários.

Conteúdo programático

  1. Segunda, 23 de fevereiro, às 18h00: acolhida e abertura.
  2. Terça, 24 de fevereiro: a MISSÃO AOS POVOS a partir do vaticano II. Contextualização, gênese, configuração do Decreto Ad Gentes e a caminhada pós conciliar latino-americana – Pe. Estêvão Raschietti, sx, mestre em Missiologia e diretor do Centro Cultural Missionário; Pe. Sidnei Marco Dornelas, CS, Assessor da Comissão Episcopal para a Missão Continental.
  3. Quarta, 25 de fevereiro: Ressonâncias E recepções contextuais do Vaticano II na reciprocidade da missão – Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Pemba (Moçambique); Pe. Joachim Andrade, SVD, doutor em Ciência da Religião; 
  4. Quinta, 26 de fevereiro: Novas configurações e perspectivas para a missão aos povos HOJE – Pe. Paulo Suess, doutor em Teologia, professor na Pós-graduação do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp); Pe. Jaime Patias, IMC, Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária.
  5. Sexta, 27 de fevereiro, até 12h00: articulação e organização da Rede de missiolog@s.

Metodologia

Duas sessões de manhã de exposições e debates. Duas sessões à tarde de grupo de estudo, experiências missionárias, amarração e sínteses. É importante os participantes trazerem consigo o documento Ad Gentes, junto a reflexões e anotações próprias, para contribuir com o debate.

Data e local

A Semana será realizada de 23 a 27 de fevereiro, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

%d bloggers like this: