ACMRP-PT

Projeto Reflexões de Cristãos e Muçulmanos Africanos.

A percepção geral das relações entre cristãos e muçulmanos na África dar a entender que essas  afinidades entre cristãos e muçulmanos foram mais harmoniosas no próprio continente do que em outras partes do mundo. Esta história de sucesso, segundo Lissi Rasmussen, resulta na importância do fato de que muitas famílias africanas, por serem multi-religiosas e  que muçulmanos e não muçulmanos continuam fortemente comprometidos com suas identidades étnicas,  apesar das diferenças religiosas e sua cultura especifica.
Lamin Sanneh, por sua vez, viu essa comunidade e outras possibilidades dela no futuro, decorrentes do domínio da cultura africana nesses grupos religiosos e em suas relações. O Autor  ressalta:

– O fato é que a África cristã e muçulmana é a parte mais  envolvida no cenário mais amplo da antiga África, com sua hospitalidade enraizada,  tolerância e generosidade. E Seria extraordinário se nada dessa herança admirável não continuar a viver nas novas religiões.

(Uchendu, Egodi. “Negotiating relationships in a mixed religious society: Islam among the Igbo of Southeast Nigeria.” Journal of Third World Studies, vol. 28, no. 2, 2011, p. 207+)

%d bloggers like this: