Mini-curso na Semoc

Apresentação

Mini-curso na SEMOC 2019 (Semana de Mobilização Científica) da Universidade Católica do Salvador. (Leia mais sobre a SEMOC)

Objetivo principal da SEMOC : contribuir para a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no país.

Temática da Semoc 2019: Pessoa, Sociedade e Meio Ambiente.

Nome do minicurso

Religião e Radicalismo das identidades.

Carga horária

8 horas

Campus

Federação e Pituaçu

Data:

22 de outubro, campus de Pituaçu (14:00-18:00): Pe. Moussa Serge

23 de outubro, campus de Pituaçu: (14:00-18:00): Ir. Judite Mayer

23 de outubro, campus de Federação (14:00 – 18:00): Pe. Moussa Serge

24 de outubro, campus de Federação (14:00-18:00): Ir. Judite Mayer

Docente 1: Judite Paulina Mayer

Instituição: Centro Cardeal Lavigerie Estudos e Pesquisas para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural na UCSal

E-mail: jupamasion56@gmail.com

CPF: 098.540.619-49

Minicurrículo

Mestrado em Teologia dogmática (F.T.N.S.A. – S.Paulo), Diplome d’Études juives (Institut Pontifical Ratisbonne – Centre Chrétien d’Études Juives Saint Pierre de Sion).

Carga Horária: 8 horas

Docente 2 : Moussa Serge Hyacinthe Traore

Instituição: Centro Cardeal Lavigerie Estudos e Pesquisas para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural na UCSal

E-mail: serge.traore@fulbrightmail.org

CPF: 861.125.255-18

Minicurrículo

Mestrado em Ciências das Religiões e Culturas, Pontifícia Universidade Gregoriana (Rome, Italia); Diploma de Estudos Islâmicos, Pontifício Instituto de Estudos do Arabe e das Ciências Islâmicas (Rome, Italia).

Carga Horária: 8 horas

Ementa do curso

motivação dos participantes para olhar seu entorno onde as atitudes éticas e os valores humanos e éticos acolham o diferente em suas diversas manifestações sociais, incentivando a construção de uma sociedade pacífica e harmoniosa respeitando a diversidade dando prioridade às ações do cuidado e a salvaguarda do meio ambiente.

Conteúdo Programático

A crise de identidade: natureza humana (família, cultura, etnia, tribu, língua, religião, criatura, características próprias, herança familiar), a identidade é construída a partir da interacção que acontece na caminhada da vida que gera conflitos internos e externos que exige discernimento e tomadas de decisão; Liberdade= capacidade de discernir e construire sua própria identidade; uma identidade adquirida (educação escolar, social, país, religião, eventos históricos, internet), falsa identidade adquirida (eventos determinantes “defining moments”), a construção da identidade num mondo global, num universo das relações humanas num mundo virtualmente globalizado.

O fenômeno do radicalismo: 1. o que se entende por radicalismo, fundamentalismo, extremismo, conservadorismo…2. fidelidade à raiz, a identidade pura, primeira, fundamental… a fidelidade se torna -ismo quando excludente. 3. causas do radicalismo: identidade ameaçada, ameaças internas (mudanças, novidades, mudanças da passagem da infância para o adulto- período da adolescência é o momento para tomar na sua mão a construção da sua identidade) que incomodam e ameaças externas que abalam 3. atraído pelos jovens, quais os radicalismos (expressões de radicalismo) que atraem jovens? pertença ao um grupo fechada (gang), manipulação que pode chegar a exclusão violenta, o grupo tem uma paixão, um objetivo, um foco que apaixona, a busca do heroismo: a fase de mudança da infância para adolescência também se faz com a busca de heróis. esses heróis alimentam a paixão, o apego a um líder que se torna herói. num mundo virtual quais as ferramentas para criar um herói? como navegar com verdade e transparência num mundo de fake news que alimentam os diferentes radicalismos.

O encontro com o diferente na construção da identidade: diversas modalidades de encontro (exclusivismo, pluralismo, inclusivismo, interiorismo, reciprocismo, reducionismo)

Caminhos de integração da diversidade na Criação: cf. Nostra Aetate e Dignitatis Humanae; sínodo da Amazonia; Lumen Gentium: identificar-se em relação aos outros (LG16)

Metodologia:

aulas expositivas com recurso de multimídia

Recursos Audiovisuais necessários:

Sistema multimídia

Outros recursos necessários

Observações