Encontro Missão Ad Gentes 2019

Encontro de reflexão e aprimoramento da missão ad gentes

O encontro foi organizado pela Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.  Aconteceu do dia 31 de março até 02 de abril de 2019 no Centro Cultural Missionário em Brasilia. O tema foi o do Mês Missionário Extraordinário 2019: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.  O encontro foi construído a redor de 3 elementos: 1. aprofundamento da missão ad gentes; 2. o Projeto Missionário Nacional ; e 3. partilhas de experiências missionárias ad gentes. 41 pessoas participaram do encontro: bispos, padres, religiosas e leigos.

Aprofundamento da missão ad gentes

3 palestras nos ajudaram a aprofundar a missão ad gentes. A irmã Regina da Costa Pedro falou do “Significado da missão ad gentes (a partir dos documentos da Igreja). O Pe. Moussa Serge Traore apresentou a “Realidade, luzes e desafios da missão ad gentes” e Dom Giovanni Crippa desenvolveu “Elementos históricos e teológicos da missão”.

Projeto Missionário Nacional

O Pe. Maurício apresentou o Programa Missionária Nacional e as Conclusões do Congresso Americano Missionário (CAM 5). Trata-se de um programa para favorecer a atuação missionária na Igreja. Ele apresentou também a iniciativa do Mês Extraordinário Missionário.

 

Partilhas de experiências missionárias ad gentes

Descobrimos os projetos missionários das Igrejas Particulares: Projeto inter-congregacional CNBB-CRB no Haiti; Missão Católica São Paulo VI, do Regional Sul 2 da CNBB na Guiné-Bissau, África; Projeto Igrejas Solidárias Sul 3 – Moçambique (do Regional Sul 3: 18 dioceses do Rio Grande do Sul): o projeto nasceu em 1989 com a participação de Dom Silota Francisco na assembleia Regional de Pastoral em Santa Maria. A primeira equipe foi enviada em 1994. Hoje o projeto atua em 2 paroquias na Arquidiocese de Nampula com 2 leigas e 2 padres. São 25 anos de presença missionária em Moçambique; o Projeto do Regional NE2 no Suriname: o barco hospital do Papa Francisco; e o projeto em construção de envio missionário da Regional NE3 da CNBB.

Ouvimos o testemunho missionário ad gentes de Ir. Zaira missionária em Guiné Bissau, México e Itália. Ir. Oneide missionária na Angola no tempo da guerra. Ir. Zenilda, missionária em Amazônia e agora com 70 anos vai para o Timor Leste.

Algumas congregações e comunidades novas apresentaram seus projetos missionários : A missão da Comunidade Divino Oleiro em Tite, Guiné Bissau; A. missão da Comunidade Obra de Maria na Costa Marfim.

 

Partilha em grupos

partilhamos, em 5 grupos, sobre o sentido da missão ad gentes e como ser missionário ad gentes hoje sem sair de seu país.

 

Videos

assistimos o filme “Padres de Ataúro” sobre atividades missionárias de 2 padres italianos: os missionários Pierluigi Fornasier (o padre Luís) e Francesco Moser (padre Chico) em Timor-Leste. é um documentário de 98 minutos produzido por Claudio Savaget, em parceria com o Centro Audiovisual Max Stahl para Timor-Leste (CAMS-TL): leia mais: http://www.cnbb.org.br/missionarios-no-brasil-e-timor-leste-padres-italianos-viram-tema-de-filme/

 

Encaminhamentos, sugestões

  • incluir um aprofundamento bíblico, Jesus Cristo missionário
  • formação dos seminaristas,
  • continuar os encontros ad gentes,
  • para o próximo ano apresentar as ressonância do mês missionário
  • convidar mais instituições, grupos
  • fazer um envio missionário como evento eclesial
  • apresentar projetos missionários de igrejas particulares ou de associações religiosas
  • atingir os regionais
  • partilhas ligadas o tema do encontro

 

Para saber mais:

http://www.cnbb.org.br/comissao-para-a-acao-missionaria-e-cooperacao-intereclesial-abre-o-mes-de-abril-com-serie-de-encontros/

Assista o video do encontro produzido pela CNBB

http://www.pom.org.br/encontro-aprofunda-a-missao-ad-gentes/