1º Seminário de Missiologia

O Primeiro Seminário de Missiologia organizado pelo Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aconteceu em Brasília, nos dias 10 até 14 de junho de 2019. O tema era “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Os missiólogos de todo o Brasil foram convidados. Por missiólogos entendemos pessoas que tem pôs-graduação, mestrado, doutorado em Missiologia. Éramos 40 missiólogos.

Dia 1: 10 de junho de 2019. Iniciamos com a celebração eucarística. Depois do jantar os participantes se apresentaram: participaram bispos, padres, leigos, religiosas. O Pe. Jaime Gusberti apresentou a síntese dos encontros de missão ad gentes anteriores.

Dia 2: 11 de junho de 2019. O Pe. Estevão Raschietti desenvolveu o tema de “Missão ad gentes e o processo de colonização e de descolonização. A tarde aprofundamos a temática apresentada em grupos. Partilhamos sobre a história de uma irmã que se decepcionou da missão ad gentes e decidiu de voltar para o Brasil. Dom Odelir Magri, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Inter-eclesial apresentou as propostas da CNBB na ocasião do Mês Missionário Extraordinário. Encerramos o dia com o filme “Padres de Ataúro”, missionários italianos no Timor Leste.


Dia 3, 4a-feira, 12 de junho de 2019. Dom Vittorino Girardi, bispo emérito em Costa Rica, revisitou a A missão ad gentes no magistério da Igreja, a partir do Vaticano II. Aprofundamos a temática apresentada em trabalho em grupos com 3 perguntas: 1. Insistir sobre a Missio Dei diminui a missão da igreja?; 2. Quais as características do missionário ad gentes no modelo de Missão Ad Gentes paradigmática? 3. Porque reconhecer os valores das outras religiões exige o anúncio explícito do evangelho? O Pe. Maurício Jardim apresentou o “Programa Missionário Nacional: histórico, objetivos, VER e ILUMINAR” e o Pe. Antônio Niemec expôs as prioridades e projetos do Programa.

Dia 4, 5a-feira, 13 de junho de 2019. Alguns teólogos apresentaram seus pensamentos. Moussa Serge apresentou a Missio Inter Gentes como um novo paradigma missiológico. Alexandre Fonseca de Paula refletiu sobre a missão na Amazonia. Laura Cantoni desenvolveu os conceitos de “missão ad gentes, inter gentes e ad extra” com um enfoque na missiologia do Papa Francisco. José Geraldo de Melo refletiu sobre “O mundo como lugar de missão”. Adenildes Souza apresentou uma indagação teológica sobre “A missão ad gentes e a territorialidade”. O Pe. Raimundo Carvalho Gordiano falou da “missão ad gentes e a territorialidade amazônica”. O Pe. Raschietti apresentou a carta apostólica ” Maximum Illud” do Papa Bento XV. Encerramos o dia com a apresentação das Pontifícias Obras Missionárias, a obra da Igreja Católica para a animação, formação, informação missionária.

Dia 5, 6a-feira 14 de junho de 2019. Refletimos sobre os passos precisamos dar para que a missão ad gentes seja mais aprofundada, mais considerada na ação evangelizadora e mais assumida pelos Regionais conforme propõe o Programa Missionário Nacional. Fizemos algumas propostas. Encorajamos a organização anual do Seminário de Missiologia.

As intervenções

Os encontros missão ad gentes Pe. Jaime Gusberti 
Missão ad gentes e o processo de colonização e de descolonização Pe. Estevão Raschietti
Mês Missionário Extraordinário: propostas da CNBB Dom Odelir Magri
A missão ad gentes no magistério da Igreja, a partir do Vaticano II Dom Vittorino Girardi
Programa Missionário Nacional: histórico, objetivos, VER e ILUMINAR Pe. Maurício Jardim
Programa Missionário Nacional: prioridades e projetos Pe. Antônio Niemiec 
Missão ad e inter gentes: novas considerações teológicas. Pe. Moussa Serge Traore
Missão ad e inter gentes: novas considerações Pe. Alexandre Fonseca de Paula
Missão ad gentes,inter gentes e ad extra Ir. Laura Cantoni
Missão ad e inter gentes: novas considerações Pe. José Geraldo de Melo
A missão ad gentes e a territorialidade Adenildes Souza
A missão ad gentes e a territorialidade amazônica Pe. Raimundo Carvalho Gordiano
Maximum Illud: texto e contexto Pe. Estevão Raschietti
As Pontifícias Obras Missionárias Pe. Maurício Jardim

Para ler mais acesse: http://www.pom.org.br; http://www.cnbb.org.br

®Fotos: Pontifícias Obras Missionárias