ATIVIDADES 2019

2019

04 a 13 de janeiro de 2019: “Nós da Juventude Missionária, reunidos na cidade de Contagem, Minas Gerais, vivenciamos a IV Missão Sem Fronteiras, atentos aos sinais dos tempos e instigados por nossa fé e pelas realidades encontradas, nos comprometemos a fortalecer nos grupos de nossas comunidades o carisma missionário”: vivenciamos a IV Missão Sem Fronteiras, tendo como tema “Superando a violência” e o lema “Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2,11). Estiveram presentes 120 missionários, em Minas Gerais.

13 de janeiro de 2019: Reunião da equipe de coordenação do Conselho Missionário da Diocese de São Salvador da Bahia.

14-20 de Janeiro de 2019: preguei o retiro anual das religiosas Filhas de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Santana, no sertão da Bahia.

21 de janeiro de 2019: A Tolerância é importante pois ela garante uma convivência pacífica social no respeito da lei. Nosso Mestre Jesus de Nazaré nos ensina a ir além: “amar o próximo”… e mais ainda além “amar os inimigos”… Assim o discípulo de Jesus não vê o outro como inimigo mais como o amado, a amada.

21-29 de janeiro de 2019: Preguei o retiro anual das Irmãs de Sta Maria de Namur, A simplicidade é o carisma dessas irmãs, na cidade de Estância, SE

26 de janeiro de 2019: UMA ORAÇÃO PELO BRASIL.,Brumadinho.Une prière pour le Brésil. Un barrage a cédé…une grande innondation de boue s’en est suivie…plus de 30 morts…plus de 200 disparus… Il paraît que c’est la faute d’une compagnie minière. C’est donc un crime.Belo Horizonte, Minas Gerais.

31 de janeiro de 2019: Visita amigável e também de trabalho ao amigo Mendes Guedes fundador da Fraternidade Samaritanos Beneditinos. A comunidade está restaurando o convento da Palma. Eles são especialistas de arte sacro, de restauração de templos sagrados… lá no convento da palma que fica na Mouraria criaram a comunidade diaconia da beleza. Dostoievski tem razão: “A beleza salvará o mundo”.

02 de fevereiro de 2019: A delegação da Bahia no Simpósio Ecumênico 2019.

02 de fevereiro de 2019: Estou participando do Simpósio Ecumênico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre o tema “O Espírito e a Igreja Perspectivas do Diálogo Católico-Pentecostal”, em Jundiaí, São Paulo.

03 de fevereiro de 2019: Participei do retiro dos coordenadores da Paróquia São Tiago.

06 de fevereiro de 2019: Participei da reunião do FETIPA (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia) com a participação de representantes das instituições públicas e da sociedade civil. Apresentei o Projeto Princesa Tamar de Prevenção aos Abusos Sexuais de menores.

08-10 de fevereiro de 2019: Fui Assessor do encontro de formação sobre os Abusos Sexuais, em Floresta-Pernambuco.

13 de fevereiro de 2019: Reunião da equipe de trabalho do Centro Cardeal Lavigerie, na UCSAL.

22-23 de Fevereiro de 2019: Fui assessor de uma formação missionária para religiosas, 3 religiosas do Instituto das Irmãs de São José foram enviadas para a missão no norte (Amazônia e Roraima)em Feira de Santana.

23 a noite até domingo 24 de fevereiro de 2019: Assessorei o retiro das lideranças da Paróquia de Cícero Dantas.

11 de março de 2019: Era 2a feira tivemos um momento de espiritualidade com o nosso provincial.

11-13 de março de 2019: Fui assessor do retiro de quaresma do clero da Diocese de Serrinha. Falamos de “Espiritualidade e Identidade do sacerdote no mundo de hoje.” 3 dias de formação permanente, em Serrinha.

15 de março de 2019: Participei da reunião do clero da Forania 8.

18 de março de 2019: Reunião de preparação de um seminário sobre o diálogo inter-religioso na Assembleia Legislativa da Bahia. Será no dia 07 de maio.

19 de março de 2019: Participei da reunião geral do clero de Salvador. Gostei muito da reflexão do Pe.Manoel sobre os desafios da pastoral urbana.

22 de março de 2019: participei da Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Bahia sobre o tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Políticas Públicas -Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27) em Salvador.

23 de março de 2019: participei com 4 pessoas da minha paróquia da primeira formação de 2019 da Escola Missionária Arquidiocesana, em Salvador.

31 de março de 2019: Dei uma palestra sobre “Realidade, luzes e desafios da Missão ad Gentes” no Encontro Nacional Missão Ad Gentes, em Brasília.

03 de abril de 2019: Os 3 conferencistas do Encontro Nacional organizado pela CNBB sobre a Missão Ad Gentes. A Ir. Regina falou da Missão Ad Gentes nos documentos da Igreja. Dom Giovanni Crippa falou dos elementos históricos e teológicos da Missão Ad gentes, e eu falei da realidade, luzes e desafios da missão ad gentes.

05 de abril de 2019: Participei do encontro da Rede Conexão Vida para apresentar o projeto Princesa Tamar.

05-07 de abril de 2019: Missão com as Irmãs de Maria Imaculada Conceição. Tenho uma grande admiração por essas Irmãs que doaram a vida delas pelo Reino de Deus. Grandes Missionárias que evangelizaram muita gente. em Aracaju.

11 de abril 2019: falando da missão ad gentes no Congresso nacional dos Seminaristas.

11-13 de abril de 2019: Formação sobre a prevenção aos Abusos Sexuais de Crianças e Adolescentes, em Floresta, Pernambuco, Brasil.

02 de maio de 2019: Dei uma formação na Escola de Vida Cristã Pe. Manuel sobre.”no caminho da santidade olhando para a Samaritana”.Na paróquia S. João Evangelista, em Salvador.

03-04 de maio de 2019: Participei da reunião ampliada da Liderança da Conferência dos Religiosos do Brasil de Bahia e Sergipe. Fui o assessor do encontro. Tema Missionariedade e os desafios da Migração.

07 de maio de 2019: O Centro Cardeal Lavigerie organizou um Seminário sobre Fé e Política na Assembleia Legislativa da Bahia. Minha contribuição foi sobre a importância do diálogo.
DIÁLOGO FÉ E POLÍTICA
Hoje participamos de um importante seminário sobre fé e política, promovido pelo Centro Cardeal Lavigerie (CCL).

08 de maio de 2019: Reunião da equipe do Centro Cardeal Lavigerie com o Professor Deivid Lorenzo, coordenador do Curso de Direito da Universidade Católica do Salvador. Estamos preparando uma Palestra sobre o direito islâmico para os acadêmicos de Direito por um especialista que o Centro convidará, em Salvador.

Pe Moussa Serge Traore na Assembléia Legislativa da Bahia falando sobre a Intolerância religiosa.

YOUTUBE.COM
TV ALBA Informa – Conversa Jusmari + Diálogo Fé e Política+ Visita Presidente Acampamento
Representantes de diversas religiões da capital e interior do estado vieram a ALBA na manhã desta terça-feira para participar de uma mesa de diálogo com o te…

Ainda sobre o dia 14 de maio de 2019: Na parte da tarde participamos da roda de conversa sobre o Fluxo de atendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de Abusos Sexuais. o evento foi organizado pelo Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e adolescentes.

16 de maio de 2019: Estamos em Campanha contra os Abusos Sexuais de Crianças e Adolescentes. Hoje os voluntários do Projeto Princesa Tamar fizeram panfletagem na sinaleira de Iguatemi, em Salvador.

17 de maio de 2019: A Campanha Contra os Abusos Sexuais de Criança e Adolescentes continua. Fizemos uma ação em comum com Rogéria Santos Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, na estação Lapa, em Salvador.

18 de maio de 2019: Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual e Campanha contra os Abusos Sexuais.


18 de maio de 2019: Dia Nacional de Combate ao abuso sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Hoje a ação pública do Projeto Princesa Tamar foi feita com o Comitê de Enfrentamento ao abuso sexual e exploração sexual de Crianças e Adolescentes na Estação da Lapa.

22 de maio de 2019: Encontro com Lorena uma franco-brasileira especialista da luta contra o tráfico de pessoas, os abusos e a exploração sexuais.

24 de maio de 2019: Participamos da Audiência Pública sobre o enfrentamento ao Abuso Sexual na câmara municipal de Salvador.

25 de maio de 2019: Participei do Encontro “Roda de Saberes” do Colégio Assunção. Foi uma roda de conversa inter-religiosa sobre Políticas públicas nas Religiões com a participação de representantes de religiões, em Salvador.

26 de maio de 2019: Participei da formação sobre os abusos sexuais organizada pelo Projeto Princesa Tamar.

28 de maio de 2019: Projeto Princesa Tamar, Formação sobre os Abusos Sexuais.

30 de maio de 2019: Roda de conversa inter-religiosa, no Colégio Assunção.

31 de maio de 2019:A tarde, participei do 1º Seminário sobre enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual infantil organizado pela Caritas Brasileira do Nordeste 3, em Salvador.

31 de maio 2019: visita ao vereador católico de Camaçari Adalto Santos, para organização do Seminário sobre a prevenção aos Abusos Sexuais, em Camaçari.

31 de maio de 2019: O Projeto Princesa Tamar participou da caminhada contra os abusos sexuais de crianças e adolescentes, em Camaçari.

31 de maio de 2019: E para concluir o dia, celebração da festa da visitação com a coroação de Nossa Senhora.

01 de junho de 2019: Viagem para São Paulo para apresentar o Projeto de Prevenção ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, o Projeto Princesa Tamar. Primeiro encontro de acolhida na PUC com a Dr Mônica Guarnieri, pediatra, Denise Fracalozi, Fonoaudióloga e Rosanna Raimondi, pedagoga, diretora de escola, em São Paulo.

02 de junho de 2019: roda de conversa sobre a prevenção ao abuso sexuel em Itapetininga, São Paulo.


02 de junho de 2019: Roda de conversa sobre a Prevenção aos Abusos Sexuais com a liderança da Paróquia Santíssima Trindade, em São Paulo.


03 de junho de 2019: Apresentação do Projeto Princesa Tamar a Dom José Cardoso, novo bispo auxiliar de São Paulo.

03 de junho de 2019: Visita ao Lar Célia Teresa que oferece um cuidado integral, holístico para meninas cujas mães são domésticas, Estava em companhia da escritora Nívea Guarnieri que, apesar de seus 82 anos, se dedica a esta obra, em Itapetininga, São Paulo.

04 de junho 2019:De volta para Salvador pensei nos muçulmanos que terminam o mês de jejum com uma festa chamada Eid al Fitr. Parabéns aos muçulmanos do mundo inteiro. Nós Missionários da África nascemos no meio dos muçulmanos. Temos um grande carinho por eles.

04 de junho de 2019: Apresentei o Projeto Princesa Tamar no Seminário da Caritas.

05 de junho de 2019: Reunião de trabalho da equipe do Centro Cardeal Lavigerie com o Pe. Raphael Fornasier, diretor do Pontifício Instituto para a Família, na Universidade Católica.

06 de junho de 2019: Visita ao Sheikh Ahmad, responsável da comunidade islâmica da Bahia. Entreguei para ele a mensagem da Igreja Católica aos Muçulmanos do mundo inteiro na ocasião da festa do fim do Ramadam, mês de jejum. A amizade entre cristãos e muçulmanos é nossa missão!

06 de junho de 2019: Apresentamos o Projeto Princesa Tamar a Dom Petrini, bispo de Camaçari e Vice-Presidente do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família na Universidade Católica do Salvador. Estamos preparando com a Câmara Municipal e a Diocese um Seminário sobre a prevenção aos abusos sexuais na cidade de Camaçari.

07 de junho de 2019: Participei do seminário de formation sobre os Abusos Sexuais organizado pelo FETIPA-BA (Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescentes da Bahia). Apresentei dois métodos de prevenção aos abusos sexuais: 1. o método INSPIRE das ONGs e 2. a metodologia do Projeto Princesa Tamar.

11 de junho de 2019: Participando do Seminário de Missiologia sobre a missão em Brasília. Momento de formação para mim e partilha de meus conhecimentos. Nunca paramos de se formar, em Brasília.

17-19 de junho de 2019: Fui Assessor da formação permanente das Irmãs Mínimas de Nossa Senhora das Dores, em Jequié-BA.

24 de junho – 02 de julho de 2019: Preguei o retiro anual de 8 dias das Irmãs Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, seguindo os passos de Jesus Cristo Sacerdote Vítima. As irmãs têm uma missão na Angola.

26 de junho de 2019: Falando de novas considerações sobre a missão ad gentes e missão inter gentes no 1º Seminário de Missiologia organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

26 de junho de 2019: https://traore.org/…/1o-seminario-de-missiologia-organizad…/

3 de julho de 2019: Um novo projeto dos Missionários da África me encanta: é um Centro que acolhe os imigrantes and refugiados e promove a integração deles na sociedade alemã através do diálogo inter-religioso e intercultural. A comunidade de missionários é composta de 3 Padres missionários da África e 2 Irmãs Missionárias de N. Sra da África. Isto é ser missionários! Ser iniciadores! Reze por esse novo projeto da nossa congregação. Viva au Haus Lavigere. Veja mais foto: Gemeinschaft Lavigerie Karlsruhe! na Alemanha.

04 de julho de 2019: Encontro com o Ouvidor Geral do Estado da Bahia e sua equipe no CAB.


05-06 de julho de 2019: Encontro com os índios Kiriri perto de Banzaê. 1º encontro: conversa com os jovens indígenas que se preparam a receber a eucaristia e a crisma de 2019.

Encontro e diálogo com os índios Kiriri. Conversamos sobre culturas, tradições, o encontro entre o Cristianismo e os índios, a novidade do Cristianismo e as mudanças profundas que exige.. Maravilhoso encontro de partilha.

08 de julho de 2019: E para encerrar a missão participei de um retiro com 33 casais. Conversamos sobre a missão da família, as armadilhas, a prevenção contra os abusos sexuais de crianças e adolescentes, em Cícero Dantas.

12-13 de julho de 2019: Dei uma formação missionária com o Tema: Missão é Encontro, aos Missionários da CNBB Regional Sul 3 Rio Grande do Sul.

14 de julho de 2019: Participei da Missa de ação de graça dos 25 anos da Igreja do Rio Grande do Sul no Moçambique. A Missa foi presidida pelo Dom Inácio, arcebispo de Nampula, Moçambique. Esta missão foi inspirada por um Missionário da África, Dom Francisco Silota, que visitou a igreja do Rio Grande do Sul.
Pontifícias Obras Missionárias “#CMNS Celebração 25 anos missão em Moçambiquei”.

3CMNS A Comunidade da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha, recebeu os participantes do 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas em Celebração Eucarística que lembrou os 25 anos do projeto missionário da Igreja do Rio Grande do Sul com Moçambique.

Celebramos os 25 anos do Projeto Missionário do Rio Grande do Sul no Moçambique com um show missionário.


20 de julho de 2019: Dom Adilson Pedro Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre é membro da Congregação dos Scalabrianos. O carisma dos Scalabrianos é de cuidar dos estrangeiros, os migrantes. Andei com Dom Adilson na cidade de Porto Alegre. Paramos para conversar com os estrangeiros, os migrantes. Eis nós conversando com Omar Mourid do Senegal. “era estrangeiro e me acolheste”Une rencontre avec Omar Mourid du Senegal dans une rue de Porto Alegre.

22 de julho de 2019: em viagem para Belém do Pará para uma assessoria aos Oblatos de Maria Imaculada, fiz uma visita a Virgem de Nazaré.

22 de julho de 2019: Em missão especial no sertão da Bahia visita ao amigo Pe. Elealdo e celebração na paróquia dele.

23-24 de Julho de 2019: 2 dias de assessoria sobre o enfrentamento e a prevenção contra os abusos sexuais a 60 religiosos da congregação dos Oblatos de Maria Imaculada em Castanhal, no Pará.

31 de julho de 2019: Reunião de trabalho do Centro Cardeal Lavigerie com o Pe. Bernadino, responsável do centro CENPAH dos Combonianos. Consideramos uma colaboração para a promoção do Diálogo Inter-religioso.10 de outubro de 2019: uma manhã de estudo com Ir. Judite, teóloga e biblista, especialista do diálogo católico-judaico, assessora do Centro Cardeal Lavigerie. Trabalhamos sobre o tema “Religiões e Radicalismo das Identidades”.

04 de agosto de 2019: Dia do Padre, organizamos uma feira vocacional com a participação de religiosas de diferentes congregações, na Paróquia São Tiago.

09 de agosto de 2019: Reunião dos Padres da Forania 8. Caminhando juntos na missão, na Paróquia S. Tiago Maior.

18 de agosto de 2019: formação sobre a prevenção aos abusos sexuais.

24 de agosto de 2019: Falando aos jovens sobre a prevenção contra a depressão, os cortes, o suicídio, todo tipo de abuso e particularmente o abuso sexual de crianças, adolescentes e jovens, em Serrinha.

27 de agosto de 2019: falando da prevenção aos abusos sexuais, na rádio católica.

28 de agosto de 2019: A mediação da Ouvidouria Geral do Estado da Bahia foi produtiva. A Urbis nos cede um terreno para construir uma capela em Boca da Mata. Obrigado Senhor Jesus.

28 de agosto de 2019: O centro Cardeal Lavigerie promoveu um encontro sobre Diálogo Interreligioso, em Sussuarana.

29 de agosto de 2019: O Projeto Princesa Tamar em diálogo com o vereador Joceval Rodrigues sobre a prevenção aos Abusos Sexuais, na Câmara Municipal de Salvador.

02-06 de setembro de 2019: Fui assessor da Formação Missionária Internacional das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição Mãe de Deus (Congregação da Irmã Dulce). Participaram 12 irmãs de Brasil, Namíbia, Vietnam, China. A formação foi em Inglês. O tema: A Missão Contemporânea num país estrangeiro (Missio Ad Gentes), o evento aconteceu em Belém do Pará.

07 de setembro de 2019: Encontro sobre o Conselho Tutelar com Alex Favio, candidato católico a Conselheiro Tutelar. Dia 06 de outubro é o dia de eleição dos conselheiros tutelares. São pessoas comprometidas com a proteção de crianças e adolescentes no Brasil, na Paróquia São Tiago.

11 de setembro de 2019: Palestra sobre o Direito Islâmico e o Díalogo Interreligioso na conjuntura social atual.

11 de setembro de 2019: memória dos ataques terroristas nos Estados Unidos em 2001. O Centro Cardeal Lavigerie em parceria com a Faculdade de Direito da UCSAL organizou uma Palestra sobre o Direito Islâmico e o Díalogo Interreligioso na conjuntura social atual. Insisti sobre a importância do diálogo inter-religioso e intercultural como solução á polarização das identidades, na Universidade Católica.

11 de setembro de 2019: Palestra sobre o Direito Islâmico e o Díalogo Interreligioso na conjuntura social atual.

14 de setembro de 2019: A equipe do Projeto Princesa Tamar na 53a Assembleia dos Religiosos de Bahia e Sergipe, em Salvador.

14 de setembro de 2019: 53a Assembleia dos Religiosos de Bahia e Sergipe. Que bom estar juntos uma vez por ano celebrando o dom da vida consagrada com o tema: “consagrados e consagradas em missão”.

14 de setembro de 2019: Dirigi a oração de abertura da 53a Assembleia dos Religiosos de Bahia e Sergipe. Foi uma oração na mística missionária com a participação de irmãs de diferentes países e continentes.

15 de setembro de 2019: Estive presente na Assembleia Missionária da Diocese de Salvador.

26 de setembro de 2019: Entrega da doação de óleo de soja da Paróquia São Tiago, para o Seminário Central de Salvador.

28 de setembro de 2019: participei da Jornada Teológica da Forania. Falamos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil para os anos 2019-2023: criar comunidades eclesiais missionárias sobre 4 pilares: palavra, pão, caridade e ação missionária.


09 de outubro de 2019: Equipe do Centro Cardeal Lavigerie em visita reunião de trabalho, com Dom Giovanni Crippa, bispo de Estância, em Estância-Sergipe.

10 de outubro de 2019: uma manhã de estudo com Ir. Judite, teóloga e biblista, especialista do diálogo católico-judaico, assessora do Centro Cardeal Lavigerie. Trabalhamos sobre o tema “Religiões e Radicalismo das Identidades”.

14 de outubro de 2019: início da campanha de prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes e entrevista com o Pe. Márcio no Programa Fica com Deus da TV Camaçari, em Camaçari.

15 de outubro de 2019: Dia 2 da campanha de prevenção aos abusos sexuais Visitas com os Educadores Sociais, em Camaçari.

15 de outubro de 2019: Entrevista sobre a prevenção aos abusos sexuais, na rádio comunitária em Camaçari.

15 de outubro de 2019: Apresentação do Projeto Princesa Tamar de prevenção aos abusos sexuais na cúria diocesana de Camaçari.

18 de outubro de 2019: Seminário de prevenção aos abusos sexuais de crianças e adolescentes, na diocese de Camaçari.

18 de outubro de 2019: Conversa com os alunos de um colégio sobre a prevenção aos abusos sexuais.

20 de outubro de 2019: Missa de ação de graças pela canonização de Irmã Dulce, na Fonte Nova.

22-24 de outubro de 2019: o Centro Cardeal Lavigerie dos Missionários da África organizou um mini-curso sobre Religião e Radicalismo das identidades na Universidade Católica.

24 de outubro de 2019: Presidi a missa de encerramento da Assembleia da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição Mãe de Deus, a congregação de Santa Dulce dos Pobres.

26 de outubro de 2019: Assembleia da forania. Partilhamos sobre as diretrizes gerais da ação evangelizadora do Brasil para 2019-2023.

29 de outubro de 2019: Conferência inter-religioso Nostra Aetate, sobre o tema “A Cultura do Encontro com as Religiões”. Convidamos o Pe. Elias Wolff, escritor e especialista brasileira do Diálogo Inter-religioso.organizada pelo Centro Cardeal Lavigerie, na UCSAL.

05 de novembro de 2019: FETIPA (Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção da Criança e Adolescente) em colaboração com o Centro Cardeal Lavigerie dos Missionários da África organizou, um Seminário Inter-Religioso sobre “Como as religiões abordam a temática de Combate ao Trabalho Infantil”. Participaram líderes religiosos do Islã, do Judaísmo, das Religiões Afro, do Catolicismo, das Religiões Indígenas, na Universidade Católica do Salvador

07 de novembro de 2019: Reunião de planejamento 2020 do Centro Cardeal Lavigerie.

07 de novembro de 2019: Roda de conversa sobre a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes com mulheres moradoras do Condomínio Ville Verde, em Camaçari.

08 de novembro de 2019: Reunião do clero da forania 8.

20 de novembro de 2019: Ministrei uma palestra sobre “O Cristianismo na África: a busca de uma Identidade Cristã Africana” na Universidade Federal de Sergipe.

Semana Mundial dos Pobres, encontro com a ASA, Ação Social Arquidiocesana de Salvador, Paróquia São Tiago.

24 de novembro de 2019: Encontro dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão na Paróquia São Tiago.

26 de novembro de 2019: Celebração da memória do nosso fundador Cardeal Lavigerie, na Capela de Federação.

2018


05-12 de janeiro de 2018: preguei o retiro anual das Irmãs de S. José no Centro de Treinamento dos Líderes da Diocese de Salvador. é sempre uma alegria estar com essas irmãs: mulheres missionárias. algumas se preparam para a missão na Amazônia. Boa missão.

02-04 de fevereiro de 2018: O Pe. Serge participa do Simpósio Ecumênico da CNBB em São Paulo. O tem é: A iniciação à vida cristã na perspectiva ecumênica.

04 de Fevereiro de 2018: Domingo o Pe. Sérgio participa da posse do Pe. Reginaldo Miranda novo pároco da Paróquia Santíssima Trindade na periferia de São Paulo. O Pe. Reginaldo é um amigo dos Missionários da África. Parabéns Padre.


05 de fevereiro de 2018: O Pe. Serge visita Fadwa Hallage, amiga e benfeitora dos Missionários da África, de São Paulo. Fadwa é de origem Libanesa. Ela é católica do rito Greco-Melkite. Nós, Missionários da África, fomos encarregados da formação do clero Greco-Melkite durante muitos anos, em Jerusalem. O Pe. Serge saboreou o café árabe… hum saudade!


06 de fevereiro de 2018: O Pe. Serge fez uma visita ao Pe. Nazareno, o Missionário da África mais velho das Américas. Fez 95 anos em dezembro passado. Ele faz ainda visitas missionárias, em Itapeva, São Paulo.


13 de fevereiro de 2018: O Pe. Serge, coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) da Arquidiocese de São Salvador da Bahia se encontrou com Dom Estevam, Presidente do Comidi de Salvador e as Irmãs da Sagrada Face para considerar o projeto missionário diocesano do ano 2018.


16 de fevereiro de 2018: O Pe. Serge participa da reunião do clero (Padres e Diáconos) da Forania 8.
19 de fevereiro de 2018: O Pe. Serge se encontra com o Pe. Bernardino, Missionário Comboniano africano do Togo, vigário da Paróquia S. Daniel Comboni. Eles consideraram uma colaboração na missão.


21 de fevereiro de 2018: Reunião de travail da equipe do Centro Cardeal Lavigerie para o diálogo inter-religioso e intercultural: Pe. Serge (Diretor), Diácono Washington (Secretário) e Ir. Judite (Assessora). Preparamos o novo curso sobre o diálogo interreligioso que promovemos na Universidade Católica.

09-11 de março de 2018: O Pe. Serge foi Assessor do Encontro dos Líderes da Juventude Missionária da Diocese de Maceió. A Juventude Missionária é uma obra das Pontifícias Obras Missionárias. O Pe. Serge deu uma formação sobre o Testemunho, a Profecia, e o perfil do Jovem Missionário das Pontifícias Obras Missionárias. A ANIMAÇÃO e a FORMAÇÃO MISSIONÁRIA é a nossa Missão.

13-15 de março de 2018: O Pe. Serge e o Diácono Washington participaram do Fórum Social Mundial que é organizado por movimentos sociais de vários países com o objetivo de promover alternativas para uma transformação social, em Salvador.

17 de março de 2018: Pe. Serge participou do Encontro das comissões de Catequese da Forania 8 com Dom Estevam Santos.

27 de março de 2018: O Pe Serge faz uma visita a Dom Petrini, bispo de Camaçari.

04 de abril de 2018: Acabei de chegar a Roma para o encontro dos Missionários da Misericórdia com o Papa Francisco. Estou hospedado em nossa Casa Geral. Depois do acolhimento dos colegas visitando a cripta: eu gosto muito deste lugar: uma saudação a Jesus, uma saudação a Maria, uma saudação ao Cardeal Lavigerie e aos 50 Missionários da África assassinados e finalmente uma saudação aos mártires africanos, o fruto da nossa missão em África. Orgulho de pertencer a esta caravana de Missionários odaciosos.


05 de abril de 2018: Prêt pour la rencontre des Missionnaires de la Miséricorde. Ready for the encounter of the Missionaries of Mercy. Pronto para o encontro dos Missionários da Misericórdia.


04 de Abril de 2018: O Pe Serge na Casa Geral dos Missionários da África saudando Jesus, Maria, o Cardeal Lavigerie (fundador dos Missionários da África), os 50 Missionários da África Assassinados e os Mártires Africanos.
“…fruto da nossa missão na África. Orgulho de pertencer a esta caravana de missionários audaciosos”
Pe. Moussa Serge H. Traore, M.Afr

07 de abril de 2018: Começamos o nosso encontro dos missionários da misericórdia dia 07 de abril com uma vigília de oração e confissões na Igreja do Espírito Santo perto do Vaticano.

08 e 09 de Abril de 2018: O Padre Serge encontra com o Papa Francisco para a formação dos Missionários da Misericórdia, onde o Santo Padre fala em “misericordiar”, não somente falar da misericórdia, mas praticá-la.

08 de abril de 2018: Domingo, concelebramos com o Papa Francisco a Missa do 2o domingo de Páscoa, o Domingo da Divina Misericórdia na Praça São Pedro.

09 de Abril de 2018: O Pe Moussa Serge H. Traore, M.Afr encontra o Papa Francisco para uma audiência especial e receber a lembrança desta visita.


09 de abril de 2018: A tarde fomos para diferentes igrejas para um momento de adoração ao santíssimo, pois confissões (nos confessemos uns aos outros), ouvimos uma catequese de um bispo sobre o Pecado e a Misericórdia na vida do sacerdote. concluímos a tarde com a missa.


09 de abril de 2018: 2a-feira, momento de aprofundamento da espiritualidade da Divina Misericórdia com o Cardeal Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino. Ele falou da Reconciliation como o Sacramento da Misericórdia. Foi na Pontificia Universidade Lateranense. Ouvi também testemunho de experiências de misericórdia nos 5 continentes.


10 de abril de 2018: 3a-feira, encontro com o Santo Padre no Vaticano. O Cardeal Fisichela conservou conosco sobre “O Missionário da Misericórdia segundo o Papa Francisco”. Pois o Papa Francisco insistiu sobre a nossa missão de “misericordiar”. O Papa inventou o verbo misericordiar para insistir sobre o fato que a misericórdia é um agir em favor dos outros… a nossa missão não é de falar da misericórdia mas é de “misericordiar”, mostrar misericórdia, e muita misericórdia. encerramos a nossa audiência com a missa. Daqui a pouco as verdadeiras fotos com o papa

11 de abril de 2018: Hoje recebi do Vaticano as fotos oficiais.


11 de abril de 2018: Último dia do nosso Encontro sobre a Espiritualidade da Misericórdia. Dom Octavio Ruiz Arenas nos dá uma conferência sobre indicações pastorais sobre o Sacramento da Reconciliação na Pontifícia Universidade Lateranense. Depois celebramos a missa de despedida na basilica São João de Latrão, a catedral do bispo de Roma (o Papa). Assim enceramos dias de formação. Tchau Missionários da Misericórdia.


11 de abril de 2018: Visita ao Centro Histórico de Roma na companhia do meu querido amigo, irmão, Eugene Muhire…… Ah, que lembranças… Acabamos com uma pizza nas ruas de Trastevere

12 de abril de 2018: Visita às universidades em Roma onde estudei: Pontifícia Universidade Gregoriana, Pontifício Instituto de Estudos do Árabe e Islam, e fiz alguns cursos no Pontifício Instituto Oriental. Tempo de muitos estudos!

12 de abril de 2018: Visita ao Biblicum, neste Instituto os especialistas (estudiosos) católicos da Bíblia são formados.

12 de abril de 2018: Visita ao PISAI: Pontifício Instituto de Estudos da língua Árabe e da religião do Islã. É nossa universidade em Roma. O Instituto é confiado aos Missionários da África. Somos reconhecidos na Igreja pelos nossos estudos das outras religiões. Evangelizamos com muito respeito de e diálogo com as pessoas, suas origens, suas culturas, suas religiões. Ninguém é filho ou filha do diabo.

15 de abril de 2018: A nossa Casa Geral em Roma: o centro de decisão e de organização da nossa congregação. All se cuida dos 1200 missionários espalhados no mundo. é também o lugar de encontro de missionários da África.

16-18 abril de 2018: Je participe au conseil provincial des Amériques, á Montreal, au Canada. Reunião do Conselho dos Superiores da Congregação das Américas em Montreal no Canadá.

19-21 de abri de 2019: Atualmente estou participando de uma sessão de treinamento “Recucamento para a missão”. Sempre é preciso se formar em busca do MAGIS: Mais e Melhor.
Antes de regressar para a missão no Brasil estou participando de uma sessão de formação “Recarregar-se para a Missão”. Formar-se continuamente é importante.

22 de abril de 2018: E para encerrar reunião e formação um passeio e jantar
Pour terminer reunion et formation un repas du soir au restaurant

08 de maio de 2018: Atualmente, estou participando do Seminário Nacional da Vida Religiosa consagrada: grande encontro dos religiosos do Brasil, no Santuário Nacional Marial Notre Dame Aparecida, em São Paulo.

09 de maio de 2018: E a nova geração de homens fortes na nossa sociedade que atualiza para o século 21 a missão de Jesus de Nazaré, tal como relançado em África no 19º s. por Charles Lavigerie.

11-13 de maio de 2018: Dei uma formação sobre profecia e Missão às religiosas / Religiosas de uma região do Brasil. Fugindo do encontro dos religiosos da Região de Vitoria da Conquista.

14 de maio de 2018: Reunião do Conselho Missionário da Arquidiocese de são salvador da Bahia, sou o coordenador desse conselho.
Reunião da equipe de coordenação do Conselho Missionário Diocesano de Salvador.

15 de maio de 2018: Hoje 17:00 j’ai donné une conférence sur Notre Dame d”Afrique á l Eglise do Rosário dos Pretos. Palestra sobre N. Sra da África na Igreja do Rosário dos Pretos,em Salvador.


15 de maio de 2018:Hoje reunião geral do clero da Arquidiocese de São Salvador. Apresentei o Projeto Missionário Diocesano: o 3o domingo do mês será o Domingo Missionário da nossa Diocese.

16 de maio de 2018: Reunião da Equipe de coordenação do Centro Cardeal Lavigerie, nosso Centro no Brasil para a promoção do Diálogo Inter-religioso, Justiça e Paz, Promoção da África e da Missão Ad Gentes. Estamos preparando um encontro para celebrar a diversidade cultural.

Reunião da equipe de coordenação do Centro Cardeal Lavigerie. Tudo pronto para o evento do dia 21 de maio sobre a diversidade cultural com os índios.

18-20 maio 2018: j’ai participé á la rencontre de formation missionnaire de la commission missionnaire regional. Encontro de formação missionária organizada pela Comissão Missionária Regional do Nordeste 3, em Salvador.

21 de maio de 2018: Assim foi minha segunda-feira de manha palestra na UCSAL com o Cacique Babau Tupinambá e a tarde fomos passear em Alagoinhas.

16 de junho de 2018: Fui assessor do Segundo Simpósio Vocacional organizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil de Bahia e Sergipe sobre o tema ” 50 anos do Documento de Medellín à luz da CLAR (Conferência Latino Americana dos Religiosos)”. o subtema “a opção preferencial pelos pobres na cultura vocacional”. Se o entusiasmo que suscitou as decisões da 2a conferência da Igreja Católica da América Latina em 1968 a Medellín, Colúmbia se esfriou hoje, o engajamento da Igreja Católica em prol da vida em abundância das pessoas e particularmente dos pobres nunca desaparecerá pois trata-se da identidade, da meta, da missão e do método de agir da Igreja.


15 de junho de 2018: Eid Mubarak á tous mes amis et parents musulmans. J”ai rendu visite á la comunauté musulmane de Salvador da Bahia.
Visita aos muçulmanos que encerram hoje um mês de combate espiritual e de jejum (a quaresma deles).

20 de junho de 2018: Dia Mundial dos Refugiados. O nosso centro na Universidade Católica organizou uma pequena exposição na Universidade para informar e alertar sobre o assunto. O refugiado é filho e filha de Deus. É preciso Acolher, Proteger, Integrar, e Promover o irmão refugiado/ a irmã refugiada, UCSAL Salvador.

05 de julho de 2018: Arcade e Marcus são 2 jovens da Família Missionária da Redenção. Eles são de Burundi em formação no Brasil.

Domingo 08/07 eles vão fazer os primeiros votos. Preparei eles com um retiro de 8 dias de 27/06 até 05/07.


07 de julho de 2018: Entrevista com o jornalista católico Neylon Barboza na rádio Católica Diocesana sobre missão, diálogo inter-religioso, Islã… e curso sobre o diálogo inter-religioso que o nosso centro organiza.

Hoje participei do programa Café com Sofia da rádio excelsior: conversa com Neylon Barbosa sobre o diálogo interreligioso, a missão, o Islã..


23 de julho de 2018: No Brasil é o dia de memória do genocídio dos Indígenas. Como parte da nossa missão de promoção da justiça e paz, organizamos uma conferência sobre o genocídio e dos nativos americanos. Convidamos um nativo e um defensor dos direitos humanos, na Universidade Católica de Salvador


29 de julho de 2018 : O diálogo intercultural é nossa misao. Por ocasião do Dia Internacional da Diversidade Cultural celebrado em 21 de maio, organizamos um diálogo com os nativos brasileiros. Convidamos o Cacique Babau, líder da tribo. Nosso objetivo é valorizar a cultura indígena.


Por ocasião da comemoração dos 150 anos dos Missionários de África , organizamos uma Conferência sobre a missão ad gentes, Convidamos os Redentoristas e a Comunidade de Emmanuel a apresentarem o seu contributo para a missão ad,na Universidade Católica de Salvador, Bahia.

Para saber mais: http://www.mafrbrasil.com.br/conferencia150/

30 de julho – 03 de agosto de 2019: Tive a alegria de pregar o retiro-Formação contínua do Clero de Floresta, PE. Estávamos no Centro Diocesano de Nova Gloria, em Paulo Afonso- Bahia.

07 de agosto de 2018: Cada ano a Comunidade de Emanuel organiza em Salvador uma formação internacional em missão. Se chama Emanuel School of Mission = Escola de Missão Emanuel. Participo desta formação dando palestra sobre o sincretismo religioso e a missão no meio dos fiéis de outras religiões. Esses jovens são do Brasil, da França, do Chili e outros países, realizado em Salvador.

08 de agosto de 2018: 4a-feira o Centro Cardeal Lavigerie se encontra com o Professor Gutemberg Silva, professor de parapsicologia e fundador do Instituto de Parapsicologia da Bahia para explorar uma colaboração na criação de um curso de extensão de Parapsicologia e Religião na Universidade Católica do Salvador.

08 de agosto de 2018: Reunião do Centro Cardeal Lavigerie com Tiago Correia, articulador da Ação Social Arquidiocesana, em preparação da Fórum Inter-religioso sobre a Saúde, uma iniciativa que existe desde 2002. Este ano 2018, estamos associados á preparação do evento.

09 de agosto de 2018: 6a-feira Participei do FLIPELÔ2018 = A Festa Literária Internacional do Pelourinho. É a segunda edição. É um belíssimo forum ou festival literário e artístico onde os escritores e artistas apresentam suas obras e discutem. O Flipelô promoveu uma criatividade literária e artística. Apresentei a minha publicação, em Salvador.

25 de Agosto de 2018: Assembleia Arquidiocesana de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia ocorrida hoje dia 25 de Agosto na Cúria Arquidiocesana no auditório Dom Geraldo Magela, em Salvador.

12-13 de setembro de 2018: Momento de formação com os alunos da Escola Familiar Agrícola de Cícero Dantas. É uma escola maravilhosa que se preocupa muito com o desenvolvimento integral da pessoa providenciando momento de formação humana e também espiritual fora das aulas e estudos normais da escola, em Cicero Dantas- Bahia.

14-16 de setembro de 2018: fui assessor do encontro de formação permanente das Irmãs do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, na cidade de S. José dos Campos, SP.

17-19 de setembro 2018: O Centro Cardeal Lavigerie dos Missionários da África organizou um seminário de 3 dias sobre a prevenção contra os Abusos Sexuais de menores e adultos vulneráveis, no Convento de S. Francisco. 14 pessoas de diferentes associações de promoção humana participaram desse seminário: Ação Social Arquidiocesana (Pastoral da Juventude e Pastoral dos Menores), Pastoral da Criança, Pastoral Social da Paróquia S. Tiago Maior, Associação SAC Social Antônia Amorim, Associação ProVida de Pernambuco. Criamos e Lançamos o Projeto Princesa Tamar, uma rede de associações civis e religiosas e pastorais para a prevenção dos abusos sexuais de menores e adultos vulneráveis. O Projeto Princesa Tamar atuará em Pernambuco e na Bahia.

06 de outubro de 2018: Participei do lançamento da Escola Missionária Arquidiocesana: a nova iniciativa do Conselho Missionário Diocesano da Arquidiocese de Salvador. Aconteceu no Centro Comunitário da Paróquia de N. Sra de Aparecida. A Escola Missionária Arquidiocesana é um programa de formação missionária dos leigos da nossa Diocese. Mais de 130 pessoas participaram, em Salvador.

09 de outubro de 2018: Passei a tarde com o Sheikh Ahmad, Diretor do Centro Cultural Islâmico da Bahia, líder religioso da pequena comunidade muçulmana da Bahia. Foi un encontro amigável ao redor de um chá de gingembre. Consideramos nossa colaboração para a promoção do diálogo inter-religioso. Conversamos sobre a história dos muçulmanos na Bahia e no Brasil. Aprendi muita coisa sobre a história do Brasil.

10 de outubro de 2018: Reunião de trabalho do Centro Cardeal Lavigerie com o Instituto de Teologia da Universidade Católica para uma parceria para o próximo ano. Foi uma reunião bem proveitosa. A colaboração, a parceria, trabalhar em rede é essencial para a nossa missão de promoção do diálogo.

13 de outubro de 2018: Fiz uma visita á Fraternidade Samaritana Beneditina responsável agora do Convento da Palma, maravilhoso prédio antigo que pode ser um centro de formação de referência para toda a região.

19-21 de outubro de 2018: Participei da assembleia dos religiosos e religiosas de Bahia e Sergipe. Foi um momento muito lindo de celebração da vida religiosa consagrada. Que alegria encontrar-se como consagrados. O missionário da África se insere sempre na igreja onde ele está contribuindo com o seu próprio carisma. Na tarde de sábado 20 conduzi a oficina sobre “a opção preferencial pelos pobres na perspectiva do diálogo inter-religioso”. Agradeço pela confiança e consideração da Conferência dos Religiosos do Brasil.

De 22 a 24 de outubro de 2018: Organizei um Seminário sobre a Missão Ad Gentes. Para saber mais visite o meu blog https://traore.org/2018/10/31/seminario-missao-ad-gentes-2018.


22-24 de outubro de 2018: O Centro Cardeal Lavigerie organizou um Seminário sobre a Missão ad gentes (missão aos povos) no quadro de seu projeto de promoção da Missiologia. A missão além fronteira é o carisma dos Missionários da África. Participaram do seminário 6 pessoas (5 irmãs e 1 jovem). 4 irmãs tinham uma experiência de missão além fronteira na África (Angola e Camarões) e na Europa (Itália). Decidimos de criar uma rede das congregações religiosas missionárias para a promoção da missão ad gentes. Vamos nos encontrar para preparar atividades para marcar a iniciativa do Papa Francisco do mês extraordinário missionário de 2019 e do sínodo para a Amazonia.


04-09 de novembro de 2018: Participei do Encontro de Formação dos Delegados para a Proteção da Infância contra os Abusos Sexuais. O encontro aconteceu em Roma, na Itália. Apresentei o Projeto Princesa Tamar, uma rede de prevenção contra o abuso sexual de menores no Brasil, uma iniciativa dos Missionários da África.PALAVRAS DO PADRE MOUSSA SERGE TRAORE. GLÓRIA A DEUS.

14 de novembro de 2018: Religião e derrote a violência. Este ano, o Centro que coordeno no Brasil organizou uma mesa redonda Ecuménica e uma conferência interreligiosa sobre o tema da contribuição das igrejas e religiões contra a violência.

Leia meu artigo no meu blog
https://traore.org/2018/11/14/religions-et-violence/


Este ano o nosso centro Cardeal Lavigerie na Universidade Católica do Salvador proporcionou 2 momentos de reflexão sobre o tema: “As igrejas e as Religiões e a Superação da violência”. Dia 27 de setembro realizamos uma mesa redonda ecumênica com a Igreja Luterana com o seu representante o Reverendo pastor Nelson Kilpp; o representante da igreja Presbiteriana Unida, o Reverendo Pastor Cláudio Márcio Rebouças; o representante da Igreja Católica, Padre José Antônio Pecchia. Dia 8 de novembro organizamos a Conferência Inter-religiosa com a participação do Sheick Ahmad Abdul do Islã; Helena do Brahma Kumaris; e Zanette da CESE. As religiões podem nos ajudar a superar a violência.

20 de novembro de 2018: Dia da Consciência Negra. Convido vocês a ler o artigo de Dom Zanoni, arcebispo de Feira de Santana sobre a evangelização do negro.

24 de novembro de 2018: A Diocese de Itapeva celebrou os 70 anos de sacerdócio do Pe. Nazzareno Missionário da África que vive em Itapeva.


24 de novembro de 2018: Participei do II Seminário Arquidiocesano da Pastoral Afro com o tema: “com o tema: OUVI O CLAMOR DESTE POVO NEGRO: após 30 anos da Campanha da Fraternidade de 1988”. A minha contribuição era “Leitura da proposta de CF de 1988 e seus impactos para o fortalecimento do Diálogo Inter-Religioso”. Insisti sobre a importância da definição, re-construção e afirmação da identidade própria. A tarefa du diálogo interreligioso do ponto de vista da Igreja é de “reconhecer, conservar, e promover, os bens espirituais, morais, culturais que se encontram nos povos, nas identidades.” Promover o Mundo Africano (a Negritude) sempre foi a missão dos Missionários da África.

30 de novembro de 2018: Participei da novena da Basílica Conceição da praia.

15 de dezembro de 2018: Organizei o Encontro da rede das Congregações Missionárias da CRB Bahia e Sergipe para preparar algumas atividades de promoção da missão ad gentes em 2019 na ocasião do Mês Missionário Extraordinário Outubro 2019.


Do 22 ao dia 28 de dezembro de 2018: A PROVIDA estará recebendo e acompanhando um dos 25 Padres da misericórdia do Brasil, Pe Moussa Serge Traore. Fundador do Projeto Princesa Tamar, que tem como objetivo a prevenção e combate ao abuso sexual infantil, projeto este que terá como um dos seus representantes a Associação PROVIDA.

O Pe Moussa Serge Traore, virá para apresentar o projeto em questão para os municípios de Petrolândia-PE, Floresta-PE, Belém do São Francisco -PE e Salgueiro.

21-29 de dezembro de 2018: Apresentei nas cidades de Petrolândia, Paulo Afonso, Floresta, Belém de S. Francisco, e Salgueiro o Projeto Princesa Tamara, uma Rede de Prevenção aos abusos sexuais de menores.



https://traore.org/2019/01/08/projet-princesse-tamar/
Noël au Nord-Est du Brésil en campagne de prévention des mineurs contre les Abus Sexuels. Cette année j’ai célébré la naissance du Sauveur par une campagne de prévention des enfants et adolescent…

2017

2 de janeiro de 2017: Padre Serge Moussa chegou em Washington DC. De passagem para Washington DC, nosso confrade superior delegado das mafr no Brasil. Indo para uma folga na família no Burkina, depois de três anos de trabalhos incessantes não só no Brasil mas de todo o mundo, passando por Roma e Austrália. E no diálogo inter-religioso todos os azimuts. E na pastoral da misericórdia, enviado especial do Papa Francisco. E na escrita de livros. E no apoio e orientação – quando ainda é possível!- de seus colegas. E nas boas relações com a família. E na animação vocacional e nas visitas aos jovens que se informam sobre a nossa missão. No Brasil, país intenso, país das longas distâncias! UM DE NOSSOS “GANTES DO APOSTOLATO”, como se dizia há 100 anos.

24 fevereiro de 2017: Notre ENVOYÉ SPÉCIAL au Brésil. Pe. Serge Moussa é nosso ENVIADO (emissário, missionário) ESPECIAL no Brasil. Retour d’un congé en famille au Burkina Faso, notre confrère Moussa Serge Traore fait à nouveau escale à Washington, en route pour Salvador de Bahia, au Brésil. Spécial? Oui, par sa personnalité, par ses engagements, par le récit de sa vie, par ses qualifications en lien avec sa mission de “rencontre de l’autre” qui est différent par sa culture et salan.

12 de abril de 2017: Encontro de Oração e Reflexão em Respeito à Vida e Dignidade Humana em UCSal.

24-26 de abril de 2017: os superiores dos missionários da África do Brasil, México, Estados Unidos e Canadá se reunem em conselho na cidade de Montreal, Canadá, para discernir sobre a nossa missão nas Américas. Obrigado pelas suas orações.

30 de maio de 2017: O Pe. Serge está em visita de promoção Vocacional Missionária em Alagoinhas, BA: visita a um jovem: Claudean.

16-18 de junho de 2017: O Pe. Serge participa do Encontro do Nordeste da Rede Um Grito pela Vida, uma rede das Congregações Religiosas para o enfrentamento do tráfico de pessoas. Desde sua fundação em 1868 os Missionários da África estão engajados na luta contra a escravidão. Em 1888 o nosso fundador O Cardeal Lavigerie lançou uma grande campanha anti-escravatura na Europe. Continuamos a campanha iniciada por ele pois existe ainda a escravidão moderna. Se nós calarmos as pedras gritarão.

29-30 de junho de 2017: O Pe. Serge estava em visita missionária em Janaúba, Minas Gerais.

09 de Julho de 2017: O Pe. Serge participa da Abertura do Campeonato de Futsal da Liga Católica da Forania 8 que aconteceu no ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. A nossa quase paróquia S. Tiago Maior tem 2 times: S3 e Apocalipse. S3 venceu Atletas de Cristo 4-3; Apocalipse empatou com os Emirados Operários.

27 de julho de 2017: Márcia Mendonça entrevista o Pe. Serge no programa Voz da mulheres da rádio excelsior sobre o trafico de pessoas e o encontro de 2a-feira, 31 de julho organizado pelos Missionários da África sobre o tráfico de pessoas.

28 de Julho de 2017: A equipe do Centro Cardeal Lavigerie dos Missionários da África se encontra com os Professores Deivid e Germana da Faculdade de Direito da UCSAL para considerar colaboração futura. Foi uma reunião de trabalho bem frutuosa.

06 de agosto de 2017: Reunião de trabalho semanal da equipe do Centro Cardeal Lavigerie para preparar a palestra de Dom Zanoni Castro sobre a conjuntura do diálogo inter-religioso na Igreja Católica. o Tema será o Estado atual da relação da Igreja Católica com as outras religiões, da Igreja Católica e as religiões afro-brasileiras e da teologia cristã das religiões. Nós, Missionários da África, desde a nossa origem no meio dos muçulmanos de Argélia, estamos empenhados a promover um diálogo sincero com os seguidores de outras religiões. No Brasil, contamos com a colaboração preciosa da Ir. Judite, da Congregação de Notre Dame de Sion, uma congregação empenhada no diálogo com o Judaísmo.

08 de agosto de 2017: O Pe. Serge participa da Missa no Santuário de Irmã Dulce. É o novenário da Beata Ir. Dulce. O Conselho Missionário Diocesano foi homenageado na celebração do dia 08 de agosto, em Salvador.

11-13 de agosto de 2017: O Pe. Serge Traore participou do 1o Congresso Missionário do Regional NE3 Sub Região VI no Centro Diocesano de Pastoral, no Bairro Jardim Vitória em Itabuna. O Congresso tem como tema: “A Alegria do Evangelho numa Igreja em estado permanente de Missão” e lema motivador: “Como o Pai me enviou também vos envio” (Jo 20.21). O Congresso tem aproximadamente 120 participantes das 04 Dioceses.

17-18 de agosto de 2017: O Pe. Serge está em visita de animação missionária, em Algodões e Quijingue.

26 de agosto de 2017: Participamos da Assembleia diocesana.

07 de setembro de 2017: Começa agora o 4o Congresso Missionário Nacional com 680 participantes de todo o Brasil. O tema é “A alegria do evangelho para uma igreja em saída”. O Pe. Serge, o Diácono Washington e o Diácono Sérgio participaram do Congresso. em Recife- Pernambuco.

18 de setembro de 2017: o Pe. Serge participe da reunião da equipe da Dimensão Missionária da Conferência dos Religiosos de Brasil/Bahia e Sergipe. Estamos preparando o encontro de FORMAÇÃO MISSIONÁRIA dos Religiosos e Religiosas de Bahia e Sergipe com o tema: “Mística do Bem Viver na Missão”. O evento acontecerá nos dias 27 a 29 de outubro 2017.

03-05 de novembro2017: o Pe. Serge participa do festival de jovens Santos de Calça Jeans organizado pela Juventude Missionária de Alagoas em Junqueira, Alagoas. Ele deu uma formação Missionária sobre ser jovens profetas de Jesus no mundo de hoje.

13 de novembro de 2017: O Pe. Sérgio está em retiro e repouso na casa dos Aposentados Missionários da África de St Petersburg na Flórida. Reze por ele. Ele está rezando por todos os amigos do Brasil.

19 de novembro de 2017. Hoje, o padre Sergio chega no frio e na neve em Montreal, Quebec, Canadá. (foto 2014) Boa missāo, Padre!

09 de dezembro de 2017 : Montreal, Quebec, Canadá ·
Le conseil de direction et d’animation des confrères dans les Amériques, Brésil, Mexique, États-Unis et Canada.





2016

09 de fevereiro de 2016: Encontro com o Papa, na sala Regia, no Palácio Apostólico. O Papa insistiu: seja uma mãe que acolhe as pessoas com muito carinho e ternura, sem julgar, sem condenar… Escute, entenda as pessoas e transmita paz, amor, perdão, esperança e vida…seja um bom pastor.


09 de fevereiro de 2016: Peregrinação dos Missionários da Misericórdia de Castel Sant’Angelo até a basílica S. Pedro.


10 de fevereiro de 2016: Início da quaresma. Dia de oração, caridade e jejum. Participamos da Audiência Geral do Papa as 10 horas. O Papa falou do Jubileu como momento de partilha. O povo católico ama seu Papa!


11 de fevereiro de 2016: Missionários da África, Missionários da Misericórdia. O Papa Francisco constituiu o Pe. Moussa Serge Traore, Missionário da África, um Missionário da Misericórdia e lhe enviou ontem. A missão dos Missionários da Misericórdia é ser 1. Sinal vivo de como o Pai acolhe todos os que procuram o seu perdão. 2. Artífices próximos de todos, não excluindo ninguém, dum encontro cheio de humanidade, fonte de libertação, rico de responsabilidade para superar os obstáculos e retomar a vida nova. 3. Pregadores convincentes da Misericórdia. 4. Anunciadores da alegria do perdão. 5. Confessores acolhedores, amorosos, compassivos e atenciosos especialmente às difíceis situações de cada pessoa. 6. O Santo Padre deu lhes a faculdade para absolver também os pecados reservados à Sé Apostólica. É Deus que perdoa. Que o povo se sinta perdoado através da nossa colaboração.

15 de fevereiro de 2016: Visita ao Pontifício Conselho para o diálogo interreligioso para apresentar o nosso Centro Cardeal Lavigerie de Estudos e Pesquisas para o Diálogo Interreligioso e Intercultural de Salvador, BA. Eles ficaram muito encantados e prometeram apoio! Parabenizaram pela iniciativa. Recebi livros para a nossa biblioteca!


25 de fevereiro de 2016: O Pe. Serge Traore, fez uma visita ao seu Irmão Pe. Nazzareno Benacchio, 93 anos, ele se encantou pelas nossas obras missionárias no Brasil, em Itapeva-São Paulo.

27 – 28 de fevereiro de 2016: O Pe. Serge Traore em Missão na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, ministério de misericórdia pelo sacramento da reconciliação e pregação sobre a missão ad gentes (aos povos). Obrigado ao pároco Sidney e a comunidade pela acolhida, em Mogi das Cruzes- São Paulo.

13 de março de 2016: Pe. Serge Traore e o Diácono Washington participam do 5o Simpósio Missionário de MissiologiaParticipam do simpósio bispo, leigos, religiosas, diácono et padres. Iremos refletir sobre a visão da missão do Papa Francisco e como colaborar, no Centro Cultural Missionário de Brasília, Distrito Federal.

12 de abril de 2016: O Conselho Provincial das Américas (EUA, Canadá, Brasil e México) Como responder às chamadas da Missão de Deus no nosso contexto hoje aqui nas Américas? Reunimos em Querétaro.


13-17 de abril de 2016: Participamos do 5º Simpósio Missionário da Rede Latina de Missiologista Latina. Refletimos sobre a Missiologia do Papa Francisco e a sua base teológica. Reconhecemos que a Igreja na América Latina pode ser a Igreja em geral ainda não abraçou plenamente o projeto missionário do Papa.

24 de abril de 2016: Os Padres Serge e Cyriaque, Missionários da África em missão, a Puebla no México.

28 de abril de 2016: Padre Moussa Serge Traore -Missionário de Nossa Senhora da África,estemunho de missão ad Gentes no encontro missionário regional.

01 de maio de 2016: O Pe Serge Traore participa do envio missionário para a África de duas Irmãs Clarissas Franciscanas Missionárias do Santíssimo Sacramento. Elas são enviadas para a Guiné Bissau, Belo Horizonte, Minas Gerais.

02-04 de maio de 2016: O Pe. Serge visita alguns vocacionados de Minas Gerais.

13 de maio de 2016: O Pe. Serge Traore está em Roma para participar do 28o Capítulo Geral da Congregação. Hoje acolhemos o nosso Superior Geral recém ordenado bispo. Ele está de volta para presidir ao Capítulo Geral.


19-21 de maio de 2016: Capítulo Geral da Congregação dos Missionários da África: Dias de trabalho para descobrir a força, o sucesso da Congregação hoje, em Roma.

06-08 de Julho de 2016: Visita missionária de Pe. Serge Traore no Miraíma, Sobral, Fortaleza-Ceará.

10 de Julho de 2016: 1o encontro dos Missionários Africanos na casa dos Missionários da África. Este primeiro encontro dá início á Rede dos Missionários Africanos no Brasil. A Rede é uma iniciativa dos Missionários da África para promover a África no Brasil. Participaram do encontro religiosos de Burundi, Burkina Faso, Nigeria, e Tanzânia, Salvador- Bahia.


22-24 de Julho de 2016: O Pe. Serge Traore foi o Assessor do Encontro Estadual da Juventude Missionária de Alagoas. Mais de 200 jovens missionários participaram do encontro. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Dom Constantino Luers em Arapiraca, Alagoas.


04 de Agosto de 2016: O Pe. Serge Traore foi entrevistado pelo programa de televisão Chão e Paz da Arquidiocese sobre o ano Santo da Misericórdia, o livro dele “Reencontrar a harmonia pela Misericórdia de Deus”, e a missão dos Missionários da África.


06 de agosto de 2016: O Pe. Serge Traore, mafr. conversa com as Irmãs Religiosas do núcleo de Brotas sobre o ano Santo da Misericórdia e os caminhos do Cristianismo para reencontrar a harmonia e da missão dos Missionárias da África.


15-16 de agosto de 2016: O Pe. Serge Traore, mafr. participa da formação de Brasileiros que vão ser missionários na África ou no meio dos povos índios da Amazônia.

Na 2a-feira, 15 de agosto: O Pe. Serge falou de como encarnar o evangelho nas culturas dos povos.

Na 3a-feira, 16 de agosto: Ele mostrou como entrar no jardim cultural do outro para semear a Boa Nova. Os Missionários da África estão felizes de participarem da formação missionária dos Brasileiros enviados no mundo como discípulos missionários. A formação aconteceu no Centro Cultural Missionário da Conferência dos Bispos do Brasil em Brasília.

04 de setembro de 2016: Participamos da Tarde de Autógrafo do Livro Reencontrar a Harmonia pela Misericórdia de Deus de autoria do nosso Missionário da África Padre Moussa Serge Traore ,na Igreja São Tiago Maior em Boca da Mata, Salvador.


06 de setembro de 2016: O Pe. Serge Traore, mafr deu uma palestra sobre a Espiritualidade Missionária, em particular a Espiritualidade do deserto: “o deserto como lugar de espiritualidade, e de missão”.No Centro Cultural Missionário de Brasília, DF.


14 de setembro 2002 – 14 de setembro 2016: Pe. Serge Traore,mafr celebra 14 anos de consagração missionária definitiva na Sociedade dos Missionários da África: “eu faço o juramento sobre os Evangelhos de me consagrar de agora em diante e até a morte à missão da Igreja na África segundo as Constituições da Sociedade dos Missionários da África, colocada sob a proteção de Maria Imaculada, Rainha da África”.


14 de setembro 2016: O Centro Cardeal Lavigerie de Estudos e Pesquisas para o Diálogo Inter-religioso e Intercultural dos Missionários da África visita a Sociedade Israelita de Salvador. Promover o diálogo Inter-religioso é um compromisso dos Missionários da Africa!

Pe. Moussa Serge Traore no programa Chão e Paz quê foi ao ar dia 19/09/2016, fala sobre a Missão de ser Missionário da Misericórdia e fala um pouco sobre seu Livro Reencontrar a harmonia pela Misericórdia de Deus.


27 de setembro de 2016: Com admiração por Moussa Serge Traoré. No Brasil. Começando em português. PORTUGURAS: O Pe. Moussa Serge Traore, MAFR, fé entrevistado pelo programa de TV Chão e Paz da Arquidiocese sóbrio o ano Santo da Missionários da Missionários da Missionários da Misericordia, o livro dele “Reencontrar a harmonia pela Misericordia de Deus”, e a misao dos Missionários da África O que é isso? EM FRANCÊS: Nosso talentoso confrade Serge Moussa Traore foi entrevistado por uma jornalista da televisão católica de Salvador da Bahia. Sérgio, após uma formação em Roma, foi mandatado pelo Papa Francisco como “missionário da misericórdia”. Sérgio é Burkinabè (do Burkina Faso), especialista de alto nível intelectual, tanto quanto praticante no campo do ENCONTRO INTERRELIGIOSA ( Cristãos / muçulmanos / hindus / judeus / religiões tradicionais africanas…). Nasceu em uma família muçulmana, se sentiu chamar a servir a Deus / Alá no caminho de Jesus / Issa, começou estudos de medicina em Uagadougou, é Entrando em casa dos Pais Brancos, foi em missão no Ruanda e Mauritânia, estudou universitários especializados em inter-religiosos em Jesuítas e Pais Brancos de Roma. Ele está no Brasil há 4 anos. Siga-o em sua página do Facebook Moussa Serge Traore ou no No programa Chão e Paz, ele apresenta seu livro recente sobre misericórdia, baseado no seu trabalho no Ruanda após os terríveis massacres onde tantos sobreviventes de todos os partidos ficaram traumatizados, feridos, ansiosos. Sérgio diz: ” A compaixão é um bom sentimento para com o outro que sofre. Misericórdia é uma ação, um encontro, para restaurar a harmonia interior e a paz social. Missionário da misericórdia, Sérgio também é o apresentador vocacional da nossa sociedade neste grande, rico e lindo país do Brasil. Deus abençoe sua misao, querido companheiro!

15-16 de outubro de 2016: A nossa Sociedade dos Missionários da África é comprometida com a Promoção da Justiça, Paz, Integridade da Criação. que reuniu grupos, pastorais e entidades que desenvolvem ações sociais na Arquidiocese, estávamos presente no Encontro da Rede ASA (Ação Social Arquidiocesana).


10 de novembro de 2016: O Pe. Serge foi entrevistado pela repórter da TV Bahia, Juliana Cavalcante, sobre a intolerância religiosa. Os Missionários da África participam ativamente do combate contra a intolerância religiosa pelo diálogo inter-religioso. A reportagem passou na TV Bahia ontem 14/11/2016. Assista: http://g1.globo.com/…/direitos-bahia-e-o-3-estado-…/5446975/

21 de novembro de 2016: Reunião dos Superiores dos Missionários da África do Brasil, do México, dos Estados Unidos e do Canadá.

04 de dezembro de 2016: Participamos do encontro dos Missionários de Cajazeiras com Pe. Luís Mosconi, sobre as Santas Missões Populares, na Paróquia Sta Mônica.

04 de Dezembro 2016: reunião dos Missionários da África do Brasil com o Pe. Francis Barnes, primeiro conselheiro geral da Congregação. Ele está visitando os Missionários da África do Brasil.
Montréal, Québec, Canada. 22-24 nov. 2017. Le conseil de direction («conseil provincial» en jargon religieux) de notre Société des Missionnaires d’Afrique pour les Amériques, Brésil, Mexique, États-Unis, Canada.O Conselho de Diretores dos Missionários da África para as Américas, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá.

26 de dezembro de 2016: Passeio comunitário em Cachoeira, Arco Verde, S. Miguel das Matas e comunidade católica de Arco Verde!


2015


04 de janeiro de 2015: o Oriente tem cristãos católicos com ritos próprios… descobrindo a diversidade e a riqueza da nossa igreja católica… aqui usando a veste litúrgica da igreja católica copta. En orient il y a des chrétiens catholiques avec leurs propres rites… découvrant la diversité et la richesse de notre église catholique… ici avec l’habit liturgique de l’Eglise catholique copte. In the East there are Christian Catholics with their own rites… discovering the diversity and richness of our Catholic Church… using here the liturgical dress of the Coptic catholic church. © Foto credit: Serge Traore.

Depois dessa experiência no oriente posso dizer com certeza com os magos: “vimos a sua estrela no oriente e viemos para adorá-lo”. Oui je peux dire avec les mages que “nous avons vu son étoile en orient”. Yes I can say with the nunca condenar, procure conhecer e comprender as pessoas differentes de nós. pesquisando o islamismo… étudiant l’islam… researching in islam… never condemn, seek to know and understand people who are different from us researching in islam. © Foto credit: Serge Traoremagi that “we saw his start in the East”. © Foto credit: Serge Traore.

Pois cheguei ao mundo do oriente… um chá arabe bem forte… uma adaptação ao mundo do oriente… puis je suis arrive dans le monde oriental… le thé arabe bien fort… l’adaptation au monde de l’orient… here I arrive in the world of the east… the arab tea really strong… the adaptation to the eastern world. © Foto credit: Serge Traore

05 de fevereiro de 2015: O Pe. Serge prega sobre “enviados, para servir” no 1o dia do triíduo de preparação à festa de Nossa Senhora das Candeias. Ele falou da vocação missionária para servir, deu o testemunho missionário dele… Somos chamados e enviados para servir, ser servos de Jesus, na Capela Nossa Senhora das Candeias, Pituaçu, Salvador.

27 de fevereiro de 2015: 4o simpósio de missiologia, Brasília, DF. Fim do simpósio: entrega de atestado e da cruz.


08 de março de 2015: Participamos da Caminhada Penitencial da arquidiocese de São Salvador da Bahia.


25 de março de 2015: 3º Dia de missão: visita nas casas, e aos cegos da aliança dos cegos do Brasil, atendimento, confissão, e a noite bênção especial das famílias.

25 de março de 2015: Vista aos deficientes visuais da Sociedade Aliança dos Cegos da Bahia, São Gonçalo do Retiro, Salvador, BA.


28 de março de 2015: O Padre Serge Traore, visitando Irmão Rafael de Azevedo e alguns jovens, em Pinhais- Paraná.

29 de março de 2015: A visita ao Irmão Rafael continua. Últimas horas com ele antes de voar para Salvador.

10 de abril de 2015: 4o dia do Seminário Nacional da Vida Consagrada. Missa de encerramento, em Aparecida São Paulo.

14 de abril de 2015: O Pe. Moussa Serge Traore participa da Reunião do Conselho Provincial da Sociedade dos Missionários de Nossa Senhora da África em Montreal,

13-17 de abril de 2015, em Canadá.

31 de maio de 2015: 1o encontro de Leigos Missionários na nossa casa: partilha, formação sobre a teologia, a espiritualidade e a ação missionária, almoço, e missa. Durante a missa a senhora Jovelina fez uma consagração privada como leiga missionária.

05 de julho de 2015: O Pe. Serge Traore se encontra no noviciado dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, em Matozinhos, Minas Gerais.

06 de julho de 2015: O Pe. Serge Traore com os estudantes da congregação dos Missionários Sacramentinos no Noviciado de Matozinhos, Minas Gerais.

20 de Julho de 2015: Missão cumprida. O Pe. Serge Traore está de volta na terra dele: Salvador. Foram 2 semanas de graças em Minas Gerais! Obrigado aos jovens e as famílias deles que me acolheram de coração aberto. Belo Horizonte, Juiz de Fora, Varginha, Coração de Jesus.

21 de agosto de 2015: Visita a Paróquia da Piedade onde o Pe. Nazzareno foi pároco por muitos anos. A Paróquia insiste que ele seja sepultado nesta Paróquia que construiu. A comunidade preparou já o túmulo dele perto da capela do santíssimo e atrás da gruta a Nossa Senhora.

23 de agosto de 2015: Terceiro encontro de leigos missionários sobre o tema:« Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso » (Lc 6, 36). Somos chamados, na ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (8/12/2015 -20/11/2016), a ser Missionários da Misericórdia.

Fizemos a nossa revisão de vida mensal pois estudamos a Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia do Papa Francisco. Estamos nos preparando a participar desta grande missão de viver e pregar a misericórdia de Deus.

13 de setembro de 2015: 4o Retiro de leigos missionários sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Por que um Jubileu da Misericórdia? O Papa responde: “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes.”

25 de setembro de 2015: Passeio no centro de Londres com colegas padres.

11 de outubro de 2015: 5o encontro de leigos missionários na casa dos Missionários da África, Salvador, BA. Meditamos sobre a misericórdia de Deus na Sagrada Escritura.

28 de outubro de 2015: O Pe. Serge Traore está em visita missionária e vocacional Aqui com o vigário da paróquia Senhor Bom Jesus, e o vocacionado Erivaldo, em Sta Cruz do Capibaribe, Pernambuco.

05 de dezembro de 2015: O Pe. Serge Traore fala da Congregação dos Missionários da África e da missão aos povos além fronteiras, na rádio comunidade FM de Sta Cruz do Capibaribe, Pernambuco.


07 de dezembro de 2015: Visita à Igreja da Sé de Olinda, Oração diante do túmulo do Santo dos pobres e da justiça social, em Pernambuco.


12 de novembro de 2015: Começa a reunião dos superiores dos Missionários da África das Américas em Montreal, no Canadá.

%d bloggers like this: