Missa N. Sra da África

Missa da Solenidade de Nossa Senhora da África

ANTÍFONA DE ENTRADAIs 2,2-3

A montanha da Casa do Senhor estará plantada bem firme no topo das montanhas.  Para lá afluirão as nações todas: «Vinde! Vamos subir à montanha do Senhor! Ele nos vai mostrar a sua estrada e nós vamos trilhar os seus caminhos!»

ORAÇÃO

Ó Deus, que enviastes o Espírito Santo sobre vossos Apóstolos quando eles estavam em oração com Maria, a Mãe de Jesus, dai-nos, por sua intercessão, servir-vos com fidelidade e trabalhar, pela palavra e pelo exemplo, para a irradiação de vossa Glória. Por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor e nosso Deus, que reina convosco e com o Espírito Santo, agora e por todos os séculos dos séculos. Amém.

PRIMEIRA LEITURA

Leitura do livro de Isaías60,1-6

De pé, Jerusalém! Deixa-te iluminar! Chegou a tua luz! A glória do Senhor te ilumina. Sim, a escuridão cobre a terra, as trevas cobrem os povos, mas sobre ti brilha o Senhor, sobre ti aparece a sua glória. As nações caminharão à tua luz, os reis, ao brilho do teu esplendor. Lança um olhar em volta e observa: todos estes foram reunidos para virem a ti, teus filhos vêm de longe, tuas filhas carregadas ao colo. Então verás, e teu rosto se iluminará, teu coração vai palpitar e arfar, pois estarão trazendo a ti os tesouros de além-mar; aí chegarão as riquezas das nações. Multidão de camelos te invade, dromedários de Madiã e de Efá, de Sabá trazem ouro e incenso, anunciando os louvores do Senhor.

SALMOLc 1,47-55

R/ Que todas as nações proclamem Maria bem-aventurada!

A minha alma engrandece o Senhor,

e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

porque ele olhou para a humildade de sua serva.

Todas as gerações, de agora em diante,

me chamarão feliz,

porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas.

O seu nome é santo!

Sua misericórdia se estende de geração em geração

sobre aqueles que o temem.

Ele mostrou a força de seu braço:

dispersou os que têm planos orgulhosos no coração.

Derrubou os poderosos de seus tronos

e exaltou os humildes.

Encheu de bens os famintos

e mandou embora os ricos de mãos vazias.

Acolheu Israel, seu servo,

lembrando-se de sua misericórdia,

conforme prometera a nossos pais,

em favor de Abraão e de sua descendência para sempre.

SEGUNDA LEITURA

Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos1,3-8.12-14

Depois de sua Paixão,Jesus mostrou-se vivo a eles, com numerosas provas. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias, falando do Reino de Deus. Ao tomar a refeição com eles, deu-lhes esta ordem: «Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual me ouvistes falar, quando eu disse: ‘João batizou com água; vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo’.

Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: ‘Senhor, é agora que restabelecer o Reino para Israel?’ Jesus respondeu: ‘Não cabe a vós saber os tempos ou momentos que o Pai determinou com a sua autoridade. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra’.

Então os apóstolos deixaram o Monte das Oliveiras e voltaram para Jerusalém, à distância que se pode andar num dia de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, Maria, mãe de Jesus – e com os irmãos dele.

EVANGELHO

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João19,25-27

Junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

Este pão e este vinho que nós vos apresentamos, Senhor, são feitos de uma multidão de grãos; reuni assim, à oração da Virgem Maria, na unidade do corpo de Cristo, todas as nações salvas por seu sangue. Ele que reina convosco e o Espírito Santo, agora e pelos séculos dos séculos.

PREFÁCIO DA VIRGEM MARIA (I ou II)

ANTÍFONA DA COMUNHÃOJn 2,1

Houve um casamento em Caná de Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

Na alegria de festejar a Virgem Maria, nós temos recebido, Senhor, o corpo e o sangue de vosso Filho; que esta comunhão reavive em nós a força do Espírito para levar a nossos irmãos a Boa Nova da salvação. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ÁFRICA

Nossa Senhora da África, que sois mãe de todos os homens, lembrai-vos especialmente dos africanos.  Trazei de volta à unidade a todos aqueles que seguem o Cristo, para que sejam um só corpo e uma só alma na Igreja fundada por vosso Filho.  Que aqueles que não reconhecem Jesus como Filho do Pai, possam, um dia, ser iluminados pela luz da sua mensagem.  Que todos aqueles que se colocaram a serviço de Jesus Cristo proclamem a Boa Nova por uma vida exemplar.  Mãe nossa, estivestes junto aos apóstolos no início da Igreja, continuai a manter o ardor nos corações dos apóstolos de hoje.  Que anunciem a Palavra com fidelidade e perseverança.  Vós que estivestes disponível ao Espírito Santo para acolher Jesus em Vós e trazê-lo ao mundo, obtende para muitos jovens esta mesma disponibilidade.  Nossa Senhora da África, Rainha da Paz, trazei a paz para todos os países e povos feridos pelo ódio, rancores e racismo.  Que o amor de vosso Filho conquiste os corações, para que, junto com os nossos irmãos africanos, possamos alcançar a glória eterna, em que vivem o Pai, o Filho e o Espírito Santo.  Amém.

%d bloggers like this: