Vinho em Abundância

Retiro para Consagrados e Consagradas. o Tema é “Consagradas e consagrados em missão. “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo2, 5). “Nós consagradas e consagrados em missão, movidos por uma mística profético-sapiencial e articulados institucionalmente, procuramos estar presentes onde a vida está ameaçada, responder aos desafios de cada tempo, tecendo relações humanizados e inter-culturais, ouvindo o clamor dos pobres e da terra, para que o vinho novo do Reino anime a festa da vida”.

A importância do retiro: a experiência do deserto, a experiência da quaresma. A narrativa das bodas de Caná como um método de meditação.

“Eles não têm vinho” (Jo2, ) O que é o vinho? A realidade: a humanidade não tem alegria. As talhas de vinho estão vazias. As talhas de água para a purificação estão também vazias.

Por que a humanidade não tem “vinho”, alegria?

“A mãe de Jesus lhe disse: Fazei tudo que ele vos disser”. O Jesus que Maria revela nas bodas de Caná: filho de Maria, convidado para um casamento, ando com seus discípulos, comunicação, se relaciona, sensível, de compaixão, o novo vinho da aliança, Filho de Deus

“Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo2, ) Maria revela o caminho do discipulado: intimidade com Deus, discernimento, humilde servo, faz a vontade do Pai, enche as talhas, se purifica, se converte, enche até em cima (busca a abundância), tira a água (viva como a Samaritana), leva a água viva para o outro, bebe do vinho novo, crê em Jesus (novo vinho), entra na festa (na alegria do mestre)

Por isso “Eu me consagro”. Consagrados para participar das bodas de Caná: relação de aliança núpcias, consagrados para transformar a falta de vinho em abundância de vinho, doação de si, realizar o projeto de Deus.

“Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água”. João, 2, 7: o sofrimento de Jésus começou. consagrados para sofrer com Cristo profeta. “Minha ora ainda não chegou”. encher as talhas de purificação judaica. O vinho = sangue= da nova aliança.

“Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” (Jo2, 11) consagrados para manifestar a glória de Jesus. Ressuscitar com Cristo. Viver por, com, em Cristo.

%d bloggers like this: